quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Trilha Ateliê Anjico - Varjão

 Outra atividade bacana que fizemos estes dias foi percorrer a trilha que vai do Ateliê Anjico ao Varjão, passando por cima do morro. Acompanhe!!!
Prá começar, fomos do Ateliê até a cachoeira do Córrego Urubu, prá refrescar e dar coragem de enfrentar o calor da subida.

 Olha a Mangala ficando para trás na subida...

 Essa primeira subida é a mais puxada... vale uma pausa para refrescar.

 Subindo mais um pouco, quase chegamos no Taquari; daí, quebramos para a esquerda.

 E aí descemos por uma trilha bacana, ladeando abaixo um desfiladeiro.


 Chegando no Varjão!

Daí, ao nosso destino final, a pracinha em frente à Escola Classe.
Gostaram do passeio?

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Compartilhando

 Amig@s do Ateliê Anjico, 
na semana passada, além de nossas aulas regulares às terças e quintas, realizamos três oficinas no COSE-Paranoá (Valeu André, Alan e equipe!).
No dia 18, às 15h, Caju apresentou sua aula-espetáculo, mostrando às crianças diversos instrumentos feitos com reaproveitamento de material descartado e finalizando com uma divertida banda com a participação das crianças presentes.

 No dia 20 pela manhã foi a vez da Eva movimentar as crianças e convidá-las a dançar.

 E pela tarde as crianças do COSE tiveram a oportunidade de pintar um painel coletivo, misturando as cores primárias, criando vários tons e matizes.

 No centro do painel, a rua principal do Paranoá, em torno dela casas, carros, árvores, quadras de futebol, etc.

 Nos últimos dias de aula no Ateliê Anjico também fizemos atividades interessantes. Um dia de cada turma foi dedicado ao elemento fogo. Fizemos desde desenhos com giz de cera derretido na vela...

 ... amassamos e assamos deliciosos pães...

  ...aos quais as crianças deram formas diversas...

... e lanchamos em volta da fogueira.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mais contrapartidas!

Olá, amig@s do Ateliê Anjico. 
Semana que vem estão agendadas três oficinas, que fazem parte da contrapartida do projeto Arte-Educação-Ambiental para crianças, realizadas pelo Ateliê. As oficinas serão realizadas no COSE-Paranoá.
Vejam a programação:
-Oficina de Música - dia 18/02, às 15h
-Oficina de Dança - dia 20/02, às 9h
-Oficina de Artes Visuais - dia 20/02, às 15h


 Para dar sequência ao registro de nossas atividades, utilizaremos mais uma vez o relato da Priscilla, que além  de monitora das oficinas, também assina estas fotos.
"Assim que as crianças chegaram demos início ao trabalho de desenho das folhas de árvores do cerrado que pegamos na chácara que o Tinho toma de conta. Cada criança tinha pego uma folha da árvore que mais a interessou, então as desenhamos, anotamos seus nomes e anexamos a folha.
O Caju chegou pra dar a aula de música e interrompemos os desenhos. Nessa aula, o Caju nos ensinou a fazer um dos instrumentos que as crianças mais gostam de tocar: o tambor. 
Ele levou a base de um tambor pronta, que foi doado por uma banda de percussão de Brasília que já não a queria mais. E o Caju, gênio da arte de (re)inventar instrumentos, fez um novo e utilizou lona (banner) para fazer a pele do tambor. Tudo girando em torno da reciclagem. As crianças também ajudaram na confecção, amarração e afinação do tambor."


"Depois do lanche, finalizamos os desenhos da folhas e levamos as crianças para uma parte do córrego que elas ainda não conheciam para coletar argila preta. Essa argila tem uma textura diferente, muita gostosa de manusear, além de ser linda. Quem quis levou argila para casa."