terça-feira, 26 de março de 2013

Mutirão Agroflorestal 2

 A roda de abertura do primeiro mutirão agroflorestal, realizado em setembro do ano passado, serviu de chamado para a realização do segundo encontro - parceria do Ateliê Anjico com o Mutirão Agroflorestal, via Helena Maria Maltez.

 Começamos este segundo mutirão, que aconteceu no domingo passado, com uma primeira roda com os participantes que chegaram primeiro, e depois das apresentações seguimos para o Ateliê para conhecer o trabalho aqui realizado. 

 Depois foram chegando outros, cada um trazendo o que de melhor havia para compartilhar: ferramentas, alimentos, mudas, palavras, sonhos, sorrisos... e mãos dispostas a mexer na terra.

 A Helena tinha sempre um toque para orientar, sugerir, acolher...

Depois de circular para conhecer a área cada um escolheu um local que o atraiu para manejar: muitas mudas foram plantadas, o capim retirado para ser reutilizado como adubo, bananeiras foram manejadas e replantadas, árvores foram podadas, canteiros foram refeitos...

A Lu trouxe sementes de zínia, uma flor, que foram amorosamente espalhadas pelo quintal, o Vítor trouxe mudas de siriguela, o Alexandre, de jatobá, a Helena trouxe um ipê roxo, alguém trouxe muda de jaca e de abacate, outros trouxeram de café e de tantas coisas mais que não dá para lembrar.
O Moreno trouxe uma melancia para nossa fome saciar, enquanto não ficava pronto o almoço que a Elisinha  e o Dudu acabavam de preparar.

 A Narmada nos presenteou com a alegria de comemorar conosco seu aniversário.
O Marco Gonçalves fez o registro fotográfico do mutirão que ilustra esta postagem (fora esta foto acima, que não sei quem bateu...)

Galera feliz reunida para a foto!
Nesta altura do dia alguns dos participantes já haviam ido embora. No total foram dezenove pessoas compartilhando este domingo maravilhoso, isto sem contar com o Marcos Woortman, que chegou para o banho de cachoeira no final da tarde trazendo duas mudinhas - bergamota e abacate: chão nelas!
Valeu demais galera, gratidão especial à Helena!

domingo, 17 de março de 2013

Últimas contrapartidas!

 Na semana passada realizamos as duas últimas oficinas oferecidas como contrapartida pelo projeto Arte-Educação-Ambiental para crianças. As oficinas aconteceram na Creche Comunitária Zilda Arns, no Varjão.

 No dia 12 de março, às 15h as crianças participaram da aula de Dança/Movimento, coordenada pela Eva...

 ...onde experimentaram diversos momentos de pausas e movimentos.

 Depois foi a vez de uma outra turma da creche misturar cores e amores para pintar em um painel coletivo a cidade do Varjão, com suas casas e quadras, pistas e carros, pessoas e outros animais.

 O Córrego do Torto, que passa pelo Varjão e mais adiante recebe as águas do Córrego Urubu, que passam pelo Ateliê Anjico, também foi bem representado nesta criação coletiva.

 E por falar em Córrego Urubu, a turma de quinta-feira da oficina regular do projeto ainda não havia ido até o ponto do córrego onde tem uma argila preta maravilhosa. Eles adoraram!


E depois no Ateliê tiveram a oportunidade de moldar em argila casas, bichos, árvores...