O projeto Aprendendo com Arte & Natureza está em modo 'pause', já que a escola CEF 01 Varjão entrou em Férias, desde o dia 09 de julho. Mas estamos fazendo essa postagem de atualização aqui-agora para que você possa se inteirar das três últimas Oficinas.
Formas, cores e aromas. No quarto encontro do projeto 'Aprendendo com Arte e Natureza', os alunos do CEF 01 do Varjão foram incentivados a refletir e a exercitar sobre as possibilidades de formatos dos elementos que nos cercam — da geometria clássica (quadrado, círculo, triângulos, retângulo, etc.) aos padrões orgânicos menos retilíneos, qual os galhos de uma árvore que se bifurcam e se multiplicam em constante elevação.
Numa primeira atividade, o corpo foi utilizado para compor formas geométricas.
Depois, foi a hora de explorar a beleza e a diversidade de formas encontradas nas folhas das plantas. Com giz de cera e papel, os alunos se divertiram com a técnica do decalque. Depois, recortaram as imagens produzidas e compuseram dois belos painéis, com árvores de folhagens coloridas e de diversas formas.
A quinta oficina do projeto 'Aprendendo com Arte & Natureza' teve um toque transcendental. Ainda explorando formas e cores, as mandalas foram o tema do encontro. A harmonia e a diversidade geométrica encantaram as crianças. Tudo começou com uma ciranda ao ar livre, embalada ao som da Lia de Itamaracá.
Em seguida, já na sala de aula, sob a coordenação das arte-educadoras Mangala Bloch e Andressa Coelho, foram executadas três atividades: 1. colorir mandalas impressas, com o desafio de utilizar apenas três cores ; 2. criar mandalas com dobradura e recorte de papel (alguns alunos ficaram realmente surpresos e impressionados com o resultado); 3. por fim, com elementos da natureza — flores e folhas — colados sobre fita dupla face, produzimos mais mandalas em painéis coletivos: o resultado foi fantástico!
Na sexta oficina, realizada no dia 05 de julho, trabalhamos com os temas 'animais' e 'Cerrado' para conduzir as atividades. Na roda inicial, as crianças foram convidadas a soltar a imaginação e a contar para todos que bicho gostariam de ser: personalidades de gaviões, onças, leões, borboletas e tantas outras se manifestaram entre nós.
Logo depois, em sala de aula, as arte-educadoras fizeram uma breve palestra sobre o Cerrado, considerado o berço das águas do país e, por isso mesmo, a necessidade urgente de preservação. Explorando o alfabeto de A até Z, cada letra apresentou um animal nativo deste rico bioma nacional.
Em seguida, tendo como material de apoio diversos livros com inúmeras imagens de animais, os estudantes escolheram as espécies preferidas e reproduziram os desenhos por meio de decalque com papel vegetal. O exercício final marcou o auge daquela tarde criativa, com a elaboração de cartas para um jogo com animais fantásticos, seus nomes e poderes. A criançada misturou cabeça de macaco, com corpo de tigre e cauda de jacaré para fazer nascer seres incríveis. Foi superdivertido e colorido!!!
E, assim, vamos fazendo arte e aprendendo com a natureza!
O projeto 'Aprendendo com Arte e Natureza' é executado pelo Ateliê Anjico, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), voltado a estudantes de 8 a 11 anos, com carga de 48 horas/aula, em um total de 12 oficinas.