quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quintal Agro-Florestal-Manejo na Seca

A seca está aí, nos chamando para conhecer e interagir com tudo o que significa esta estação em nosso meio-ambiente.
O Ateliê Anjico, que tem como forte até agora o trabalho em arte-educação-ambiental para crianças, promove em parceria com o Mutirão Agroflorestal uma Oficina dirigida ao público adulto: 
Quintal Agro-florestal-Manejo na Seca.

 Helena Maltez, que coordenará a Oficina convida: "Chegou a seca! Como manejar um quintal agroflorestal para deixá-lo prontinho para receber as chuvas?"
Essa é a pergunta sobre a qual nos debruçaremos nesta Oficina.

 E quem é Helena Maltez (a moça bonita da foto) afinal?

Helena Maria Maltez é Engenheira Agrônoma formada em 1994 pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo) e Mestre pela Unicamp (Universidade de Campinas). Estuda e pratica Agrofloresta desde 1996 com o Movimento Mutirão Agroflorestal que segue, desde sua gênese, os princípios preconizados por Ernst Götsch. É membro fundadora da ONG Mutirão Agroflorestal (www.mutiraoagroflorestal.org.br). É educadora ambiental e participa do projeto “Educando com Jardinagem Agroflorestal” com 120 adolescentes na Vila das Crianças (Santa Maria-DF) desde seu início em setembro de 2009.
Ou, em outras palavras:

“Sou uma mulher de 43 anos, mãe de duas filhas incríveis, jardineira agroflorestal e educadora, artista de várias artes... vídeo, fotografia, palavras, dança... orgulhosa de ser quem é. Às vezes fico triste, mas tudo bem... sei que vai passar... porque a maior parte do tempo sou alegre e extrovertida, ainda que cheia de contradições. Meu sonho? Que todos os seres sejam felizes, que todos os seres sejam livres, que todos os seres vivam em paz. Fui contemplada com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010, do Ministério da Cultura, que permite, entre muitas outras coisas, que eu ofereça esta Oficina e mantenha o www.buniting.blogspot.com  vivo.”




Descrição Resumida da Oficina:
A Oficina terá início às 8h e seguirá até às 18h. O método utilizado será o da aprendizagem a partir da observação e elaboração de perguntas com abordagem teórico-prático, portanto, os participantes devem trazer caderno de anotações e vir vestidos com roupas confortáveis apropriadas às atividades de manejo. Vir com sapatos fechados (tênis ou bota).
Durante a oficina, veremos os princípios e conceitos que norteiam o manejo de Quintais Agroflorestais e discutiremos as especificidades do quintal da casa de nossa anfitriã, Mangala Bloch. Faremos uma atividade de manejo para solidificar os conceitos e apresentar algumas técnicas utilizadas em Agrofloresta. Se tiver ferramentas, traga-as.
Inscrições:
Para se inscrever mande uma mensagem para o Mutirão Agroflorestal ou para o Ateliê Anjico , que enviaremos a ficha.
Valor: R$100,00
Almoço e lanches estão incluídos no valor da inscrição

domingo, 19 de agosto de 2012

Na sequência




 Meninas da turma de terça: Kelly e Lídia
As aulas continuam, deixando crianças e equipe felizes.
Para esta postagem estamos utilizando a descrição da Priscila, nossa monitora, para descrever o 2º dia da turma de quinta. Nas fotos selecionamos momentos das duas turmas.


 Priscilla e Stella
"O Bruno veio pela primeira vez e a Stella já havia participado da edição anterior...

 Marcones e Raí
...Fizemos a brincadeira com a bola novamente, apresentamos a chácara para o Bruno e fomos até o Jardim de Alah (1º ponto do córrego)...

...No caminho colhemos cores e flores

De volta ao ateliê escolhemos o livro Flicts, de Ziraldo, fizemos uma roda do lado de fora e lemos em conjunto.
As crianças arrasaram na leitura...

...No meio disso o Caju, a Eva e Sol chegaram pegando a história no meio do caminho. No final da leitura pedimos às crianças que explicassem a história para eles...

 Turma de terça: agradecendo o alimento.
...Lanchamos felizes e ficamos satisfeitos...

 ...Novamente fizemos uma roda do lado de fora do ateliê e o Caju começou a falar um pouco sobre a importância de se separar o lixo seco do lixo orgânico e de higienizá-los antes de descartar. Também falou sobre o que se pode fazer com materiais recicláveis e começou a mostrar os instrumentos fabricados a partir dos mesmos. 
Um a um, foi passando os instrumentos para que as crianças pudessem tocá-los. As crianças acharam o máximo e depois que todos os instrumentos foram apresentados cada um escolheu o seu, vestimos uma roupa de apresentação feita a partir de um banner reciclado e começou um mini orquestra. Coisa linda de se ver!"



Lucas, da turma de quinta, na Kombi do CRAS-Varjão que traz e leva as crianças do Varjão para o Ateliê e vice-versa.

sábado, 4 de agosto de 2012

Começou!

 Olá amig@s do Ateliê Anjico
Finalmente nesta quinta-feira, dia 02 de agosto, tivemos o primeiro dia de aula da Oficina de Arte-Educação-Ambiental. E foi muito legal.
Nas postagens anteriores dá para acompanhar um pouco dos trabalhos preparatórios que antecederam este primeiro dia.
Iniciamos apresentando às crianças o Ateliê Anjico e depois fizemos uma roda de apresentação de cada um com auxílio de uma bola que rolou de mão em mão.

 Depois a Eva nos guiou por um passeio na chácara com diversas atividades em cada recanto.

 No jardim de ervas sentimos cheiros e sabores e aprendemos um pouco sobre algumas delas: "manjericão fica bom com macarrão".

 Este passeio culminou com a chegada no Córrego Urubu onde, antes de ver, @s menin@s sentiram nos pés o geladinho da água.

 Tempo para o lanche: pão com queijo, banana e suco de maracujá. Delícia!

Após o lanche fomos desenhar no Ateliê. Que desenho eu mais gosto de fazer? E a casa de cada um.
É sempre bom lembrar que esta Oficina conta com o patrocínio do FAC, Fundo de apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF, e com a parceria do CRAS Varjão e Escola Classe Varjão.
Agradecemos a oportunidade!