quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Andamento do Projeto

 O tempo voa! E aqui no Ateliê Anjico, no projeto Arte-Educação-Ambiental para Crianças sentimos muito isso, a cada dia, a cada encontro. 
Cada turma que participa do projeto já teve seis aulas. Vamos aqui atualizando nosso blog que, entre outras coisas, serve como registro de nossas atividades.
A proximidade do Ateliê com o córrego Urubu e o clima seco dos últimos tempos nos leva quase todos os dias para a água, para a felicidade das crianças.
No Ateliê buscamos fazer a relação como, por exemplo, fazer barquinhos de dobradura de papel para levar para brincar no córrego e depois ensinar na prática a recolher os restos, nossos e dos outros.

Um visu mais geral da cachu.
Antes de chegar aí fomos a cada dia apresentando um trecho diferente do córrego, para ir ambientando as crianças e passando para elas noções de como podemos/devemos nos comportar em grupo e dicas de segurança.

 Um detalhe.

 Aprofundando nosso conhecimento sobre o Córrego Urubu fomos até o ponto em que o Córrego Sagui se encontra com ele.

 Alternando com as aulas de Dança e Movimento temos aulas de Música. O Kaju tem trazido seu parceiro Junai e com ele, de uma maneira bem lúdica, tem despertado o potencial de audição e sensibilidade para a música das crianças (entre as quais me incluo).

 A Eva, nas aulas de Dança e Movimento, está criando jogos que fazem as crianças experimentar os vários elementos que compõem nosso meio-ambiente: árvores, bichos, vento, morros, água...

 Estas atividades tem sido feitas em ambientes diversos, o que traz mais riqueza para nossas vivências.

 No Ateliê, vamos passando para as crianças noções da linguagem visual e dos diversos materiais. Como tema buscamos relacionar às coisas que as crianças vivenciam no seu dia a dia, como sua casa, seu entorno, seu corpo... e vamos que vamos.
Primeiro pesquisamos as cores primárias e secundárias, misturando tintas, recriando as cores do arco-íris. 

Depois, juntos com as crianças, lemos o livro História das Cores, que traz uma lógica diferente para o aparecimento das cores e em suas ilustrações ajuda a falar de monocromia.
Na próxima postagem colocaremos alguns dos trabalhos produzidos pelas crianças.
Até!



Um comentário: