domingo, 14 de dezembro de 2014

Última aula!

 Uhu! Quinta-feira passada tivemos a última aula do projeto Arte-Educação Ambiental para Adolescentes no Ateliê Anjico.
Pela manhã aproveitamos para fazer uma avaliação entre a equipe mais próxima: Hellen Santana, Pamella Huri Freitas, Mangala Bloch e Leo Kaju.
Também continuamos a encaminhar os instrumentos produzidos nas oficinas. 
Olha como o Leandro ficou feliz de levar a alfaia que será utilizada nas oficinas do CRAS-Varjão!

 A tarde, começamos sorteando um amigo oculto, que já é tradição ao fim das atividades no Ateliê.
A idéia é cada um produzir um presente, utilizando os aprendizados desenvolvidos nas oficinas.
Mas antes disso, apesar do tempo fechado, fomos à Cachu do Urubu, celebrar o fim do projeto.

 Mesmo com o frio @s menin@s aproveitaram bem o passeio.

 E como não aproveitar?

 Lanchamos na cachu e voltamos ao Ateliê para produzir os presentes.

Saíram lindas criações!

Me dei bem, ganhei o presente do Leo Kaju: um pendurador de chaves com base de pvc rígido, decorado com adesivos de vinil coloridos e pinos de buriti, chique, né?
Gente, esta foi a última aula, agora só falta a prestação de contas, que já está bem adiantada mas só será concluída em janeiro...
Bora agradecer:
Primeiramente ao FAC-Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, que patrocinou o projeto.
Na sequência, agradecemos a parceria com o CRAS-Varjão, que entrou somando com o transporte dos alunos, o lanche e com o Leandro Gugu Casarin, que acabou fazendo parte da equipe, trazendo seus alunos para participar das oficinas nas quintas pela manhã.
Dentro dos apoios 'oficiais' agradecemos ao pessoal da direção do CEDLAN, que nos acolheu nas contrapartidas de maneira mais que carinhosa.

 E os alunos, né? Razão maior de nosso trabalho.

 Agradeço também, e muito, à equipe de instrutores, gestão/produção/divulgação/etc:
Leokaju - Oficinas de Percussão,Confecção de Instrumentos Musicais e alegria.
Hellen Santana e Pamella Huri Freitas - Monitoria, Produção, Gestão e presença constante.
Alexandre Almeida - Oficina de Mosaico, Registro em Vídeo e viagens.
Eudaldo Sobrinho - Oficina deSerigrafia.
Leonita Cardoso - Manutenção do Ateliê e cuidado.


Na avaliação, buscamos uma palavra para definir e resumir o que ficou de mais forte para cada um de nós. A palavra que veio para mim foi 'Realização', e daí agradeço a tod@s que contribuíram para a realização deste projeto, incluo neste agradecimento os seres de todos os planos e dimensões.
Muita gratidão!!!


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Kandinski no CCBB

 Estamos quase chegando ao fim das aulas do projeto Arte-Educação-Ambiental para Adolescentes. Na próxima quinta teremos a última aula, na quinta passada levamos @s menin@s para a ver a exposição do Kandinski no CCBB. Além dos adolescentes que frequentam o Ateliê, crianças atendidas pelos projetos do CRAS-Varjão e mais tios, sobrinhos, etc, lotaram o ônibus. Foi uma festa!

 A professora Carmem, do CRAS-Varjão, acompanhou seus alunos pela mostra.

 Uns fotografaram para curtir depois, mostrar para os amigos, publicar no face...

...outros aproveitaram para mergulhar nas obras.

Por falar em mergulho, este trabalho que proporciona uma imersão na obra do artista fez muito sucesso - e os meninos esperaram pacientemente na fila para entrar na galeria.
E depois, quem é que queria voltar?

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Contrapartida 2

 Como divulgamos na postagem anterior, realizamos no dia 20 de novembro a 2ª parte das contrapartidas do projeto Arte-Educação-Ambiental para Adolescentes, do Ateliê Anjico.
Nos integramos às comemorações do Dia da Consciência Negra que aconteceram no CEDLAN - Centro de Ensino do Lago Norte e lá fizemos Oficinas, Exposições e Apresentações.
Pela manhã montamos a Exposição com fotos tiradas ao longo do projeto e alguns trabalhos dos alunos.

 À tarde completamos a montagem do nosso 'circo': Exposição dos instrumentos confeccionados no Ateliê, dos Mosaicos em EVA e Cerâmica e as Oficinas.

 Depois, foi a vez da apresentação de Percussão, comandada pelo Leokaju.

Antes um pouco, rolou o último ensaio geral.

 A Oficina de Serigrafia foi ministrada pela Lorrane, que aprendeu a técnica com o nosso instrutor, Eudaldo Sobrinho, em um projeto anterior. Lorrane é aluna do CEDLAN, então, ficou tudo encaixado.

 As meninas da escola customizaram as camisetas impressas em serigrafia. Ficaram muito legais!

 Levamos também uma placa de papelão, EVA e cola para a Oficina de Mosaico.

 Mãos em ação.

Quando parecia que já estava tudo acabado rolou uma 'jam session' à base de samba, unindo os músicos do Ateliê Anjico e professores do CEDLAN. Não é que ficou ótimo?
E acabou tudo em Samba, que é uma boa maneira de se começar.
Nossas aulas vão até o dia 11 de dezembro e vocês podem continuar acompanhando por aqui.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Consciência Negra no CEDLAN


Desde a quinta-feira passada estamos nos preparando para realizar no CEDLAN-Centro de Ensino do Lago Norte, o complemento da contrapartida do nosso projeto Arte-Educação-Ambiental para Adolescentes.
Este projeto, cujas aulas começaram em maio e terminarão em dezembro, conta com o patrocínio do FAC-Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF, tem a parceria do CRAS-Varjão e o apoio do CEDLAN.
Este centro de ensino, juntamente com o CELAN, atende às crianças e adolescentes do Varjão, da onde vem os adolescentes que estão participando do projeto.
Indo ao que interessa:
Estamos nos juntando ao evento realizado na escola - Dia da Consciência Negra - que é um tema que toca a todos nós.
Estamos preparando uma Exposição com fotos e os trabalhos realizados no Ateliê durante o projeto, também faremos uma apresentação de Percussão e daremos oficinas de Mosaico e Serigrafia.
Agradecemos e pedimos proteção! (porque às vezes não é mole não...)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Arte no batuque

 Bamburins e pandeiros montados entramos na fase da 'decoração'. Convidamos o arte-educador Antônio Cunha para mostrar para @s menin@s seu trabalho e passar a técnica para aplicarmos nos instrumentos.

 O Antônio Cunha nos presenteou com sua arte, presença e muitos adesivos vinílicos de diversas cores. Foi uma festa!

 Mãos e espelhos, sentindo os materiais.

 Apreciem na foto acima o resultado desta oficina. Ficaram lindos, né?

E na turminha de sexta-feira aproveitamos os adesivos para montar mandalas sobre cds, que estamos reutilizando para produzir belos móbiles.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Últimas produções

 Esta postagem é dedicada a compartilhar nossas últimas produções, aqui nas oficinas de Arte-Educação-Ambiental para Adolescentes.
Na foto acima estão os 'bamburins' e as baquetas, produzidas na oficina de confecção de instrumentos. Os 'bamburins', como o nome sugere, tem seu 'corpo' feito de bambu, e a pele é de garrafa pet, que é grampeada e depois aquecida. Como a pet é termo-ativa ela se estica com o calor e dá uma sonoridade incrível.

 Estes são os pandeiros. Seu corpo é feito de um papelão bem duro, que já foi um rolo para enrolar tecido, que catamos na rua. A pele é de couro de bode, reaproveitado de antigos e furados tambores. As platinelas são de fundo de latinhas de cerveja e de lata de leite em pó.

 Isto tudo é parte da pesquisa do Leokaju, instrutor de música no projeto, que na foto acima está afinando um agogô de pet, aquecendo no fogão. Haja criatividade e improvisação!

 Nas fotos de cima e de baixo, parte da produção de mosaicos, realizados com caquinhos de cerâmica para piso, colados sobre compensado de madeira e depois rejuntados.

 Ficaram bonitos, né?

A oficina de mosaico, parte deste projeto que tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura e parceria com o CRAS-Varjão, foi ministrada pelo Alexandre Almeida, que na foto acima tá quebrando a cerâmica que compuseram os quadros. 
E vamos que vamos!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ateliê Anjico na Festa da Primavera

Todo ano, desde 2007, a galera do Salve o Urubu! - Movimento Permanente de Preservação da Micro-bacia do Córrego Urubu - promove uma festa na cachoeira, para celebrar a entrada da Primavera e lembrar a todos que "Nossas Águas são Sagradas".
Nesta festa sempre rola um café da manhã coletivo com muitas frutas, para agradecer pela abundância da vida e das águas.
Desta vez o evento foi realizado no dia 21 de setembro, um domingo ensolarado, e a galera do Ateliê Anjico, sob a batuta do Leokaju, levou os tambores para animar a festa, que contou com várias outras atrações.
Antes tarde do que mais tarde ainda, fica feito o registro!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Entrando no reino do Mosaico

 Na semana passada demos início à Oficina de Mosaico, que integra o projeto Arte-Educação Ambiental para Adolescentes, realizado no e pelo Ateliê Anjico, com patrocínio do FAC-Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria  de Cultura do DF e grande apoio do CRAS-Varjão.
O professor da vez é o Alexandre Almeida,

 Para começo de conversa fizemos mosaicos com pedacinhos de EVA montados em cartão; Uma boa forma de começar a entender e experimentar a técnica.

 Como parte da parceria com o CRAS-Varjão recebemos nas quintas de manhã uma turma de adolescentes que também fazem parte dos trabalhos desenvolvidos por esta instituição.

 Uma coisa bacana que tem acontecido neste projeto é a participação dos professores, monitores e outros envolvidos nas atividades de arte. Estamos todos aprendendo juntos!

Olha que bacana nossa primeira produção de mosaicos!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Serigrafando

 Concluímos nesta última quinta-feira a Oficina de Serigrafia, parte do projeto Arte-Educação-Ambiental para Adolescentes. Esta Oficina foi ministrada pelo Neno (Eudaldo Sobrinho), a quem aproveitamos para agradecer.
Compartilhamos nesta postagem alguns passos desta aprendizagem:
Ronaldo escrevendo diretamente no vidro com pilot vermelho. Esta arte foi impressa na camiseta, com a qual o Ronaldo orgulhosamente apareceu na sessão seguinte.

 Cida secando a tela, preparando para a impressão.

 Hellen retocando a tela para impressão de camisetas.

Raquel e Neno imprimindo em papel, a duas cores.
Uhu! Mais uma etapa vencida!
Nesta próxima quinta damos início à Oficina de Mosaico, que também integra o projeto.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

E vamos que vamos

 E vamos que vamos. De quinta em quinta, dando continuidade as oficinas de Arte-Educação-Ambiental, driblando os obstáculos e agradecendo às colaborações.
Reciclando 'banners' que se transformam em pele dos tambores,... 

... filmes para retro-projetores que viram peles de outros instrumentos, que depois tocamos com o prazer da realização.

 Já tivemos nossa terceira aula de serigrafia e nesta última quinta aprendemos a desgravar as telas, que poderão ser reaproveitadas para outras gravações, de outras artes, para novas impressões.

 Na turminha de sexta-feira aproveitamos os instrumentos fabricados nas quinta para também fazer um som.

E no último encontro recebemos a visita do Antônio Cunha, que trouxe adesivos de várias cores. As crianças adoraram esta atividade!