Ontem as dez oficinas (cinco para o turno Matutino e cinco para o Vespertini) oferecidas como contrapartida pelo Auxílio Emergencial Aldir Blanc foram finalizadas: Uhu!
Foi um grande desafio transformar um trabalho baseado na conexão direta com a Natureza e o Meio-Ambiente em oficinas virtuais, integradas ao Ensino Remoto, forma atual em que estão sendo desenvolvidas as aulas nas Escolas públicas do DF.
Foi trabalhoso e desafiante, mas ao mesmo tempo muito gratificante, graças ao apoio da Diretoria e dos professores da Escola Classe Varjão.
Usamos a plataforma Google Meets nas oficinas que oferecemos aos 4º anos, onde entraram ao mesmo tempo professores e alunos. Tod@s aproveitamos muito e os resultados dos trabalhos dos alunos comprovam este fato:
Começamos, na primeira oficina, inspirados pela frase do poeta Tetê Catalão - "O meio-ambiente começa no meio da gente" - a desenhar nossa casa...
... e a vizinhança.
Na segunda aula o tema foram as Cores, que na Natureza encontramos nas Flores e também nas ruas e nos objetos que temos em casa.
A terceira foi sobre as formas - orgânicas e geométricas.
Lobo Guará, lindo!
E provocamos os alunos a criarem animais compostos por partes de outros, quando falamos da fauna...
Pra falar das cores, fizemos a leitura da "História das Cores", do Sub-comandante Zapatista, Marcos, com ilustrações de Domitila Dominguez, ambos mexicanos.
Na última aula abordamos os temas Plantar e Reciclar, duas formas pelas quais podemos atuar em defesa do nosso Planeta.
E as crianças criaram brinquedos reutilizando materiais que, de outra forma, iriam parar no lixo.
Acho que o maior desafio foi ensinar a fazer estas Mandalas à distância, mas não é que deu certo?
Folhas e formas.
Alguma coisa está fora da ordem... Rs ... mas o recado está dado.
Muita gratidão aos professores e alunos, por todo o carinho recebido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário