segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Férias no Ateliê-38ª edição!

Estamos nos preparando para mais uma edição das Férias no Ateliê Anjico: a 38ª!
E esta postagem é para dar uma ideia de nosso espaço e das atividades que oferecemos.

Esta é a sede do Ateliê, que fica na Chácara Muricy, no Córrego do Urubu, Lago Norte. A chácara oferece vários recantos, que proporcionam experiências diversas de conexão com a natureza.

E aqui, você pode ver como é o Ateliê por dentro, onde cabem confortavelmente catorze crianças, daí, nossas vagas são limitadas.

Buscamos, além de muitas brincadeiras, oferecer atividades de desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem para desenvolver a sensibilidade das crianças.

A criatividade corre solta!

Jogar e criar jogos também fazem parte do cardápio. E por falar em cardápio, o lanche é coletivo e cada criança traz alguma coisa de beber ou comer para compartilhar.

Lindo, né?
 
Plantar e colher, também faz parte da nossa arte.


Bom, acho que deu pra dar uma ideia.
Entre em contato para saber mais e, se quiser, pode agendar uma visita: 61 98306-5811.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Calendário Lunar 2023-Pato Mergulhão!

Mais uma vez sou pega de surpresa por esse tempo que voa!

De qualquer forma acho bom deixar registrado aqui neste blog os acontecimentos mais importantes, mesmo que pouca gente acesse e leia.

Como em todos os últimos mais de trinta anos, mais uma vez lancei uma edição dos Calendários Lunares. O 19º da Série Brasiliana.

Este ano, o animal escolhido para ilustrar o fundo do Calendário foi o Pato-Mergulhão, ave aquática, espécie em extinção.

Este foi o terceiro ano em que criei uma campanha de financiamento coletivo, que terminou em 14 de novembro. Mas você pode acessar para conhecer: www,catarse.me/calendariolunar2023
O Calendário ficou bonito, mas as pessoas deixam para resolver encomendar muito tarde, daí encomendo uma quantidade pequena na gráfica e algumas pessoas ficam frustradas...
Me despeço desejando que no próximo ano a gente se acerte melhor!
Feliz 2023 para tod@s!
 

domingo, 25 de setembro de 2022

Exposição de Encerramento!


Tempo que voa!!! 
E chegamos ao fim das 12 Oficinas desse projeto incrível que tivemos a oportunidade de oferecer a crianças de duas turmas do CEF 01 Varjão.
Dizer que foi fácil, não podemos, mas foi muito gratificante!

Aqui segue um resumo, meio fora de ordem, com os principais temas e atividades trabalhados nas últimas Oficinas:

Teve  Oficina de estêncil (ou molde vazado), que começou no papel, com lápis e acabou em camisetas.

Nesta Oficina o tema principal foram as Mandalas.

Já nesta, pensamos nas várias camadas que podemos representar do corpo humano, este nosso ambiente mais íntimo, pessoal e intransferível.

Também teve um dia em que plantamos na escola, com as crianças, mudinhas doadas pelo Viveiro do Lago Norte. Uma lembrança que vai ficar! 


Uma das questões importantes quando pensamos no meio ambiente é o da destinação adequada do 'lixo' que criamos. Numa abordagem lúdica do tema, as crianças criaram objetos e brinquedos reutilizando materiais descartados.

Na penúltima Oficina relembramos nosso percurso criando cartazes com fotos, colagens, desenhos anteriores e outros produzidos no dia, contando esta história.

No 12º e último encontro levamos as crianças para a exposição do Marc Chagall no CCBB: "Sonho de Amor"
Sonho realizado - esse projeto, que só foi possível graças ao patrocínio do FAC, à equipe mais diretamente envolvida e ao apoio da diretoria da escola e dos professores Gilliard e Fabiana.
Esse é um resumo resumido, mas se você quiser saber mais, cada oficina ganhou uma postagem no instagram do @atelieanjico. Vale uma passada lá para conferir e seguir!

Muita gratidão a tod@s envolvid@s!

Ah! E a exposição foi inaugurada no dia 24 de setembro e ficará na Escola CEF 01 Varjão até o dia 07 de outubro.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

De Férias!

O projeto Aprendendo com Arte & Natureza está em modo 'pause', já que a escola CEF 01 Varjão entrou em Férias, desde o dia 09 de julho. Mas estamos fazendo essa postagem de atualização aqui-agora para que você possa se inteirar das três últimas Oficinas.




Formas, cores e aromas. No quarto encontro do projeto 'Aprendendo com Arte e Natureza', os alunos do CEF 01 do Varjão foram incentivados a refletir e a exercitar sobre as possibilidades de formatos dos elementos que nos cercam — da geometria clássica (quadrado, círculo, triângulos, retângulo, etc.) aos padrões orgânicos menos retilíneos, qual os galhos de uma árvore que se bifurcam e se multiplicam em constante elevação.
Numa primeira atividade, o corpo foi utilizado para compor formas geométricas.
Depois, foi a hora de explorar a beleza e a diversidade de formas encontradas nas folhas das plantas. Com giz de cera e papel, os alunos se divertiram com a técnica do decalque. Depois, recortaram as imagens produzidas e compuseram dois belos painéis, com árvores de folhagens coloridas e de diversas formas.



A quinta oficina do projeto 'Aprendendo com Arte & Natureza' teve um toque transcendental. Ainda explorando formas e cores, as mandalas foram o tema do encontro. A harmonia e a diversidade geométrica encantaram as crianças. Tudo começou com uma ciranda ao ar livre, embalada ao som da Lia de Itamaracá.
Em seguida, já na sala de aula, sob a coordenação das arte-educadoras Mangala Bloch e Andressa Coelho, foram executadas três atividades: 1. colorir mandalas impressas, com o desafio de utilizar apenas três cores ; 2. criar mandalas com dobradura e recorte de papel (alguns alunos ficaram realmente surpresos e impressionados com o resultado); 3. por fim, com elementos da natureza — flores e folhas — colados sobre fita dupla face, produzimos mais mandalas em painéis coletivos: o resultado foi fantástico!



Na sexta oficina, realizada no dia 05 de julho, trabalhamos com os temas 'animais' e 'Cerrado' para conduzir as atividades. Na roda inicial, as crianças foram convidadas a soltar a imaginação e a contar para todos que bicho gostariam de ser: personalidades de gaviões, onças, leões, borboletas e tantas outras se manifestaram entre nós.
Logo depois, em sala de aula, as arte-educadoras fizeram uma breve palestra sobre o Cerrado, considerado o berço das águas do país e, por isso mesmo, a necessidade urgente de preservação. Explorando o alfabeto de A até Z, cada letra apresentou um animal nativo deste rico bioma nacional.
Em seguida, tendo como material de apoio diversos livros com inúmeras imagens de animais, os estudantes escolheram as espécies preferidas e reproduziram os desenhos por meio de decalque com papel vegetal. O exercício final marcou o auge daquela tarde criativa, com a elaboração de cartas para um jogo com animais fantásticos, seus nomes e poderes. A criançada misturou cabeça de macaco, com corpo de tigre e cauda de jacaré para fazer nascer seres incríveis. Foi superdivertido e colorido!!!
E, assim, vamos fazendo arte e aprendendo com a natureza!

O projeto 'Aprendendo com Arte e Natureza' é executado pelo Ateliê Anjico, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), voltado a estudantes de 8 a 11 anos, com carga de 48 horas/aula, em um total de 12 oficinas.


Reiniciamos as Oficinas, no dia 02 de agosto. Até lá!

domingo, 19 de junho de 2022

Terceira oficina: Cores do Arco-íris

Recomeçar... A jornada tem dessas coisas. Iniciamos um movimento e, subitamente, podemos ser obrigados a interromper. Uma pausa de arrumação... Repensamos, reorganizamos, respiramos e seguimos adiante. Os desafios são constantes. Precisamos de criatividade e entusiasmo para avançar na jornada. Guimarães Rosa explica bem: "A vida é assim — esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem — ainda no meio da tristeza!". Após duas semanas de sucessivos adiamentos — primeiro, por uma questão de agenda da escola; depois, por infecções por covid-19 —, o projeto 'Aprendendo com Arte e Natureza' retomou as atividades na terça-feira passada (14/6). E foi uma tremenda alegria reencontrar as crianças do CEF 01 do Varjão...

Em nossa terceira oficina de arte-educação-ambiental, trabalhamos as ‘cores do arco-íris’, que incluem as tonalidades primárias e suas misturas — as secundárias. Com tinta guache, produzimos painéis coletivos. Um grupo se dedicou aos temas vizinhança, bairro e cidade. Outro trabalhou com as ideias das águas, dos rios e seus afluentes.

O livro 'A história das cores' serviu de inspiração para a apresentação de conceitos. A obra, escrita pelo subcomandante Marcos, uma das lideranças do movimento revolucionário zapatista, divulga a cultura e a sabedoria dos povos indígenas Chiapas, incluindo no texto relatos folclóricos locais. As páginas da publicação são ricamente ilustradas pela artista indígena mexicana Domitila Dominguez.

Painéis produzidos na Oficina.


O projeto 'Aprendendo com Arte & Natureza' é executado pelo Ateliê Anjico, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), voltado a estudantes de 8 a 11 anos, com carga de 48 horas/aula, em um total de 12 oficinas (uma vez por semana), capacitando os participantes a apreciar e contextualizar produções da área das Artes Visuais, além de torná-los aptos a produzir as próprias criações.

Continuem acompanhando nossas redes sociais (curta e compartilhe), pois, em breve, traremos mais novidades por aqui e, também no Instagram do @atelieanjico e nossa página no Facebook: Ateliê Anjico.

 

sábado, 28 de maio de 2022

Início das Oficinas na Escola CEF 1 Varjão!


E, finalmente, no dia 17 de maio, realizamos nossa primeira Oficina no CEF 01 Varjão e, pra falar a verdade, não foi muito fácil não...



Mas sempre somos recompensados pela alegria, nossa e das crianças, ao vermos o interesse na realização das propostas que fazemos.


Neste primeiro dia produzimos crachás personalizados...



...e como uma segunda atividade pedimos que as crianças desenhassem, de memória, a sua própria casa.

A nossa proposta é abrir espaço, através das linguagens artísticas, para sensibilizar as crianças em relação aos ambientes na qual elas vivem e circulam.



Então, no segundo dia de Oficina, pedimos que as crianças nos apresentassem à escola, mostrando principalmente os espaços dos quais mais elas gostam ou que consideram mais importantes.



 Os parquinhos foram unanimidade! Pedimos que as crianças observassem bem por onde estávamos circulando, para depois desenhar, ou que escolhessem alguma coisa na sala de aula ou em seu entorno para um desenho de observação.


Fotos de Alexandre Almeida, Andressa Regina e Mangala Bloch

domingo, 3 de abril de 2022

Aprendendo com Arte & Natureza!

 


Olá, temos uma ótima notícia para compartilhar!
Em breve estaremos iniciando um novo projeto do Ateliê Anjico, de arte-educação-ambiental, no CEF 01 Varjão, com quem temos uma parceria de muitos anos.
Este será o sexto projeto realizado pelo Ateliê com patrocínio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF.
Serão 12 oficinas, oferecidas a 50 alunos desta instituição de ensino e ao final faremos uma exposição para contar esta história.
Aproveite para curtir o Ateliê Anjico no facebook e nos seguir no instagram!

segunda-feira, 7 de março de 2022

Novidade no Atelie Anjico!
A 38 edicão das Férias no Atelie teria acontecido ainda em janeiro, mas não foi possível acontecer, pois o Covid passou por aqui... m
Mas parece que depois de cada bloqueio vem uma nova onda de energia, uma vontade de criar algo novo, acho que isso chama resiliencia.
Então, eu e a Leda Bhadra convidamos mulheres e homens com mais de 18 anos para uma Vivencia Integrativa na Natureza, no dia 17 de abril, das 09 às 17h.
Será uma Vivencia Comunitária, incluindo Biodanza, Artes Visuais, Dragon Dreaming, Cachoeira, Almoco coletivo, tudo isso e mais, em profunda conexão com a Natureza.
A Bhadra é terapeuta e há muitos anos trabalha com Biodanza e a Mangala é artista visual e arte-educadora e há muito tempo coordena o Atelie Anjico, onde desenvolve atividades para criancas e educadores.
Imperdível! Mais informacões com a Bhadra: (61)99988-7594 e Mangala: (61) 98306-5811
Sejam bem-vind@s!


 

sábado, 29 de janeiro de 2022

Férias no Ateliê: 37ª edição!


Entre 10 e 14 de janeiro aconteceu a 37ªedição das Férias no Ateliê Anjico. Apesar da muita chuva  e de poucas crianças, foi muito divertido!

Como de costume, começamos apresentando o Ateliê e seus arredores para as crianças. O laguinho com seus peixinhos faz parte do roteiro.

No meio do caminho sempre tem algo de novo para ser observado!

E jogos na varanda são sempre uma boa pedida.


No último dia finalmente abriu um solzinho e deu pra curtir mais o córrego.

E conseguimos fazer até nossa já tradicional fogueirinha.

Bom, entre os dias 24 e 28 de janeiro faríamos a 38ª edição, mas o covid resolveu aparecer por aqui e tivemos que cancelar...
Daqui a pouco, se Deus quiser, essa onda passa!