Recomeçar... A jornada tem dessas coisas. Iniciamos um movimento e, subitamente, podemos ser obrigados a interromper. Uma pausa de arrumação... Repensamos, reorganizamos, respiramos e seguimos adiante. Os desafios são constantes. Precisamos de criatividade e entusiasmo para avançar na jornada. Guimarães Rosa explica bem: "A vida é assim — esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem — ainda no meio da tristeza!". Após duas semanas de sucessivos adiamentos — primeiro, por uma questão de agenda da escola; depois, por infecções por covid-19 —, o projeto 'Aprendendo com Arte e Natureza' retomou as atividades na terça-feira passada (14/6). E foi uma tremenda alegria reencontrar as crianças do CEF 01 do Varjão...
Em nossa terceira oficina de arte-educação-ambiental, trabalhamos as ‘cores do arco-íris’, que incluem as tonalidades primárias e suas misturas — as secundárias. Com tinta guache, produzimos painéis coletivos. Um grupo se dedicou aos temas vizinhança, bairro e cidade. Outro trabalhou com as ideias das águas, dos rios e seus afluentes.
O livro 'A história das cores' serviu de inspiração para a apresentação de conceitos. A obra, escrita pelo subcomandante Marcos, uma das lideranças do movimento revolucionário zapatista, divulga a cultura e a sabedoria dos povos indígenas Chiapas, incluindo no texto relatos folclóricos locais. As páginas da publicação são ricamente ilustradas pela artista indígena mexicana Domitila Dominguez.
Painéis produzidos na Oficina.
O projeto 'Aprendendo com Arte & Natureza' é executado pelo Ateliê Anjico, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), voltado a estudantes de 8 a 11 anos, com carga de 48 horas/aula, em um total de 12 oficinas (uma vez por semana), capacitando os participantes a apreciar e contextualizar produções da área das Artes Visuais, além de torná-los aptos a produzir as próprias criações.
Continuem acompanhando nossas redes sociais (curta e compartilhe), pois, em breve, traremos mais novidades por aqui e, também no Instagram do @atelieanjico e nossa página no Facebook: Ateliê Anjico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário