Na terça-feira retrasada, dia 9 de outubro estávamos esperando as crianças do Ateliê quando chegou o Cláudio, do CRAS, com a notícia que as kombis do GDF foram recolhidas por falta de renovação do contrato... daí também não tivemos aula na quinta.
Na terça seguinte resolvemos ir até o Varjão e fazer nossa aula lá.
Aproveitamos para mostrar às crianças o mapa do Varjão que fica no CRAS, para cada um localizar a sua casa.
Depois subimos o morro que fica por trás da Escola Classe, para ter uma visão de cima da R. A., e de lá novamente buscar a direção de cada casa.
Descendo do morro, desenhamos nossa vizinhança.
Na quinta-feira, aproveitamos para levar as crianças para a chácara onde mora a Priscilla, nossa monitora, às margens do Córrego do Torto, e constatamos a sujeira que se acumula nas águas, que juntamente com os esgotos das chácaras e casas construídas nas margens impede até mesmo o banho.
Na chácara tem um campo de futebol gramado, onde as crianças se esbaldaram
A turma de quinta também se localizou no mapa que está exposto no CRAS...
...e depois, 'ao vivo', do alto do morro.
Na terça-feira, dia 2, tivemos a Selva, que coordena o 'Sistema Rio Abierto' aqui em Brasília, como nossa convidada especial. Ela propôs várias atividades corporais e, depois do lanche, uma atividade com argila.
Gabriela moldou na argila uma pequena tartaruga.
Antes das atividades com a Selva, Junai e Caju comandaram uma orquestra de chocalhos feitos a partir de garrafas pet. Para preparar o corpo para o ensaio, a galera se alongou.
Entre outras coisas, Caju e Junai tem apresentado às crianças instrumentos produzidos com o reaproveitamento de diversos materiais como, por exemplo, esta sanfona, feita por um sinhozinho de Minas Gerais.
Numa outra quinta, mais pra trás na linha do tempo, dançamos com a Eva na beira do córrego Urubu...
E outro dia desses fizemos um piquenique na cachu!
Agradecemos mais uma vez ao FAC/SEC/DF a oportunidade de estarmos desenvolvendo este trabalho.
Mangala, que bom... natureza, criança, dança, água. Tudo de bom!
ResponderExcluir